Estresse www.ativfisic.com.br
O estresse custa muito mais para você!
__O estresse elevado é associado com muitas doenças. Recentes pesquisas o indicam como a principal causa de baixa produtividade e dias de trabalho perdidos. Muitos dos mais incômodos e custosos problemas de saúde no trabalho são decorrentes dos altos níveis de estresse. Problemas físicos associados, por exemplo, a ficar sentado por longos períodos de tempo, e as lesões por esforço repetitivo (L.E.R.) ou (D.O.R.T) - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Hoje o estresse é uma realidade, os efeitos do estresse são cumulativos, e sem um tempo para relaxar e recarregar as energias, podem levar a:
- Dores de cabeça, costas e o torcicolo; - L.E.R. ou D.O.R.T. ; - Falta de atenção, deficiência de concentração, ansiedade, depressão e irritabilidade; - Baixa resistência a resfriados e infecções. Pressão alta, e doenças do coração; - Exaustão física e emocional. |
__A D.O.R.T anteriormente conhecido como L.E.R. é uma doença por movimentos repetitivos ou erros de postura associados a uma atividade profissional. Afeta o sistema músculo-esquelético, como os tendões ou músculos do braço ou pescoço. __As estatísticas são preocupantes. Segundo as últimas pesquisas realizadas, funcionários de banco, num período de 5 anos chegam a ficar 11 meses afastados do serviço por causa da D.O.R.T, alguns se aposentam por invalidez, já que em estado avançado da doença, não são capazes de segurar nem um lápis por falta de força. Os médicos e terapeutas afirmam que a prevenção é a principal maneira de combater a D.O.R.T. |
||
Você Sabia?
- Uma pesquisa indica que alongamento durante de 10 minutos durante uma rotina de 8 horas de trabalho reduz em 64% as tensões do dia a dia. (2)
- Uma massagem de 10 minuto resulta em diminuição do estresse no trabalho, aumenta a atenção do funcionário e melhora a velocidade e exatidão em cálculos. (1)
- Funcionários de escritórios que fazem alongamento regularmente estavam mais alertas, rendiam mais e estavam menos estressados, comparados àqueles que não faziam alongamento. (1)
- Mais de 90% de todas as visitas a profissionais de cuidados primários são relacionadas ao estresse. (2)
- O estresse acarreta em US$ 26 bilhões em despesas médicas e pagamentos de incapacitações, e US$ 95 bilhões em perda de produtividade por ano. (2)
- Mais de 50% de dias improdutivos de trabalho são devido ao estresse, que impede cerca de 1 milhão de pessoas a comparecer ao trabalho todo dia. (2)
- Gastos com a saúde do trabalhador é aproximadamente 50% melhor para aqueles que sofrem com altos níveis de estresse. (3)
- 40% das demissões são devido ao estresse. (4)
1. Field, Ironson, Pickens et al. (1996). Massage therapy reduces anxiety and enhances EEG pattern of alertness and math computations.International Journal of Neuroscience 86, 197-205
2. Occupational Health and Safety news and the National Council on compensation Insurance (U.S.A.).
3. Journal of Occupational and Environmental Medicine
4. American Institute of Stress